quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Country Joe and The Fish - POST BOMBÁSTICO!

antigo sonho do rockpolar
Para quem não conheçe Country Joe and the Fish foi uma baita banda de Rock e Folk conhecida muito mais pelos seus protestos contra a Guerra do Vietnã do que pela sua música. Uma pena, mas o Rockpolar te dá a oportunidade de descobrir esse maravilhoso (e dificil de se achar) mundo de CJ Fish, que pra mim foi uma das melhores bandas de Folk-Rock da História.
A começar reparem no nome dos caras: COUNTRY JOE AND THE FISH, eu imagina que os caras eram chegados nuns mushrooms (não que nao sejam, mas...), mas o nome na verdade trazia os apelidos dos dois líderes do grupo, o vocalista "Country" Joe McDonald e o guitarrista Barry "The Fish" Melton.
Falando em psicodelia, o CJ Fish habitou os primeiros cantos da psicodelia experimental, e se tornou bastante influente com seu álbum de estréia, principalmente nas rádios. A banda era do grupinho que vivia tocando meio que junto, sempre no mesmo lugar: os Fillmore americano, junto com bandas como Grateful Dead, Jefferson Airplane, Iron Butterfly e até Led Zeppelin.
A trupe se apresentou em diversos festivais tão comuns na década e tão esquecidos agora, inclusive em Woodstock e Monterey. Talvez foi no Woodstock em que a banda ganhou maior prestígio e se tornou conhecida. Após a escaldante "I-Feel-Like-I'm-Fixin'-to-Die Rag", onde mais de 500 mil pessoas fazem um coro tremendo, cantando contra os interesses de colarinhos,e tornando a música o hino contra a Guerra do Vietnã.
Baixe e aposto o que você quiser que nao se arrependerá. ENJOY IT!

senha/password para os links: rockpolar

2 comentários:

Anônimo disse...

iihhh finkler acho que vc anda em experimentos de mushroons...


post no minimo empolgante...

hehe

teh mais

Groucho KCarão disse...

Amigo, obrigado por essas pérolas, que eu vinha procurando já há algum tempo.

Quanto ao nome da banda, reproduzo um trecho do texto publicado pelo Marco Gaspari na edição 27 da revista poeira Zine:

"O nome Country Joe & The Fish foi sugerido por Ed Denson. 'Country Joe' era o apelido de Joseph Stalin na Segunda Guerra Mundial e 'The Fish' referia-se a Mao Tse-Tung, que exigia que o exército revolucionário chinês nadasse 'como um peixe' no mar do povo."

Parabéns pela postagem! ;]