sábado, 24 de abril de 2010

Jorge Ben - A Tábua de Esmeraldas (1974)


Milhões de alquimias incrustadas nessa obra

Jorge Ben e seu décimo primeiro disco vieram trazer coisas inquietantes aos ouvidos musicais brasleiros na época. Digo, todo o fundamento trazido nesse disco era coisa inédita nas terras tupiniquins até 1974. Adepto da alquimia, ele diz que o assunto norteou esse ábum: " A maioria das músicas são alquímicas, mas sempre pela filosofia musical. Eu pretendo que a minha música traga paz de espírito e tranqüilidade para quem a escuta". Sob esses aspectos, digamos, metafisicos, Jorge Ben compôs um dos melhores álbuns de música brasileira, recriando em algumas faixas o português arcaico. Com a sua inconfundível pegada sambista, destaco a música, e principalmente a letra de Os alquimistas estão chegando.
Lista de Músicas:
  1. Os Alquimistas Estão Chegando
  2. O Homem da Gravata Florida
  3. Errare Humanum Est
  4. Menina Mulher da Pele Preta
  5. Eu Vou Torcer
  6. Magnólia
  7. Minha Teimosia, Uma Arma para te Conquistar
  8. Zumbi
  9. Brother
  10. O Namorado da Viúva
  11. Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda
  12. 5 minutos

3 comentários:

fábio s. thibes disse...

estão chegando os alquimistas.
os alquimistas estão chegando.

Unknown disse...

vou fazer o dawload enquanto eles não chegam

Marcelo disse...

esse cara é um filho da mãe.

olha o violão que ele fez pra música "cinco minutos". a introdução de "a menina mulher da pele preta", a melodia completamente maluca e diferente de "errare humanum est", a letra de "eu vou torcer"...

dá pra contar nos dedos os discos que estão no mesmo nível dessa obra da música brasileira (novos baianos f.c, algum do chico, o racional do tim maia...)