sábado, 16 de outubro de 2010

Pão com Manteiga (1976)

Banda paulista dos anos 70, a Pão com Manteiga fez um único disco conceitual e altamente metafísico. Tendo como base acústica o rock progressivo, e base vocal o rock psicodélico, fizeram uma das melhores hibridações dos gêneros de todos os tempos para mim.
O início do disco, altamente medieval - até por conta dos inúmeros personagens da época cantados, como Merlin, Cavaleiro Lancelot, etc - traz uma ilusão de um disco que será estático em canções estranhas de letras aparentemente bobas.
A um ouvinte desatento, obras-primas passam despercebidas, como 'Micróbio do Universo', quarta faixa e que começa a revelar vários quês a mais neste Pão com Manteiga.
A revelação vem com 'Montanha Púrpura', primeira faixa instrumental do disco - maravilhosa! E a partir de então o conceito se estabelece.
A passagem do pensamento místico, medieval para um científico, tecnocrático (ou talvez a grande metáfora do geocentrismo e antropocentrismo) torna-se o objeto do disco, que passa desde viagens intergaláticas à matas encantadas, mas que como toda evolução dá dicas do que virá.
'Cavaleiro Lancelot' parece dizer muito. A faixa que traz no título um personagem mito-histórico faz, a meu ver, uma enorme ponte dos campos abertos em que corria o cavalo de Lancelot, com os foguetes espaciais que irrompiam os céus e tinham chegado a pouco na Lua.

Trecho de Cavaleiro Lancelot:

o corpo metálico
a mente com ácido cítrico
o sangue azul do céu
viajando a trinta mil quilometros por segundo
viajando a trinta mil quilometros por segundo
pra chegar no lugar que está do lado oposto do Sol

'A Feiticeira' queria roubar o amor alheio, '... mas os tempos mudaram, só ela não viu...'. E como posfácio terrível, revela-se o trágico fim dessa sociedade que saiu de tempos metafísicos para outro inorgânico. A fuga do planeta transformou este homem, que viu sua própria inteligência lhe ser fatal - como canta a banda em 'Fugindo do Planeta', penúltima faixa.

E pra encerrar, há de ter um recomeço, uma descoberta, um novo início. E a direção está dada: a 'Virgem de Andrômeda'. Instrumental emocionante.

Lista de Músicas:

01. Mister Drá
02. Merlin
03. Flor Felicidade
04. Micróbio do Universo
05. Montanha Púrpura
06. Multi-Átomos
07. Serzinho sem Medo
08. Cavaleiro Lancelot
09. História do Futuro
10. A Feiticeira
11. Fugindo do Planeta
12. Virgem de Andrômeda

Download aqui!


7 comentários:

Beto disse...

Muito Locoo!!!

Voltando de férias com estilo!!!
eheheh

Valeu Fabio

fábio s. thibes disse...

Valeu Beto!

Jack disse...

Boa Tarde, parabéns pelo trabalho no blog, é um dos melhores da internet, com material diverso e coisas raras, dificeis de achar. Tô baixando o Crsby Still Nash and Young...
Mas queria deixar uma dica de post aqui para vocês, uma banda nordestina chamada Plástico Lunar. Sou gaúcho e conheci eles num programa especial de Rock Nordestino.. são ótimos, rock psicodélico visceral. Procure na internet que vocês irão achar coisas a respeito deles. Acho que é interessante divulgar o trabalho deles aqui neste blog, eles são realmente bons, no youtube tem alguns videoclipes.. Abraço!

Roberto disse...

Fábio, descobri seu blog meio que sem querer, baixei um disco do Richie Havens pelo 4shared, e vi o nome desse site no fim do nome do arquivo.
Resolvi vim dar uma olhada hoje. E já de cara me deu vontade de baixar uns 5 ou 6 discos de 8 ou 9 que eu li os posts da sua home !

Queria te parabenizar pelo seu trabalho aqui, tem bastante qualidade e realmente dá vontade de ir atrás e ouvir !

Tenho um blog também, mais simplezinho que o seu, mas se quiser dar uma passada lá e me dizer o que acha dele, ficaria honrado !

Um abraço e continue com isso aqui sempre !

Marcelo disse...

bá os caras largaram o blog haha...
há uns 2 meses atrás eu baixei quase tudo. melhor blog que tem de música...só por ter canned heat já vale.
conheci country joe and the fish (além de outras bandas) pelo blog, agradeço muito.
só falta the black keys (indispensável) e the sonics pra ficar supimpa!
abraço, não abandonem o blog.

André disse...

Muito bom o som dos caras!!!
Valeu por mostrar essas perola...

Anônimo disse...

Alguém pode repostar esse album? Nenhum link funciona mais em nenhum blog