terça-feira, 15 de março de 2011

Caetano Veloso (1968)

O primeiro disco solo de Caetano Veloso é uma verdadeira obra-prima. Singular, conceitual e de ótima sonoridade. Trazendo a tropicália consigo, criou algumas de suas mais conhecidas músicas - e/ou interpretações -, como 'Tropicália', 'Alegria, Alegria', e 'Soy Loco por Tí, América'. Mas é justamente no conceito a que eu me referia que há a beleza do disco. Ouvindo-o do início ao fim parece-me evidente todo o processo criacional voltado a uma poética bastante auto-biográfica (ainda que não se possa levar isso como relatos, ao contrário), como na música 'No dia que eu vim-me embora'. Seguindo o disco vem uma belíssima ode ao Rio de Janeiro, com músicas de um olhar único sobre a cidade maravilhosa, com: 'Onde Andarás', 'Superbacana' e 'Paisagem Útil'. Difícil definir qualidades, esta tríade é maravilhosa e talvez foi o motivo inicial de uma paixão pelo Rio por muitas gerações que ouviram. Meu destaque, por afinidade, é a 'Paisagem Útil', é simplesmente maravilhoso! Apenas estando apaixonado por um lugar para se escrever assim.. Bom, deixando os devaneios de lado, ainda há a dupla 'Clarice' e 'Clara', ótimas. E meu destaque último é a 'Eles', música pouco conhecida e de letra impactante, comparável a 'Panis et Circenses', aliás.. pensando bem.. Os Mutantes estavam a tocar nesta música, e como diria o próprio Caetano: "Os Mutantes são demais!". Caetano também.


Lista de Músicas:

01. Tropicália
02. Clarice
03. No Dia em que Eu Vim-me Embora
04. Alegria, Alegria
05. Onde Andarás
06. Anunciação
07. Superbacana
08. Paisagem Útil
09. Clara
10. Soy Loco por Tí, América
11. Ave Maria
12. Eles

3 comentários:

IWAN OLIVEIRA SILVA disse...

Rapaziada, chequem esse link,

Unknown disse...

Poxa,adorei seus colocações!
E claro o rico espaço do seu blog,logo logo que entrei já vi Caetano,Sérgio Sampaio e por ai vai,só galera da pesada.

Vida longa ao belo espaço e parabéns por manter tão viva nossa bela música brasileira.

Unknown disse...

Ainda funciona essa aba de comentarios?
Bom vou deixar um aqui, acompanhava esse blog ativamente, inclusive ele me mostrou alguns sons que escuto até hoje!
Relembrei dele e resolvi acessar novamente, quase que todos os anos lembro de acessar novamente..
É uma pena que não tenha mais atualizações, vai que algum dia entre e tenha uma nova!